Filed Under:  Notícias

Nova enfermeira robô oferece cuidados de saúde para idosos

2nd fevereiro 2016  ·   0 Comentários

A tecnologia está ficando mais sofisticada a cada dia. A novidade agora é a SAM, uma espécie de enfermeira robô criada pela empresa norte-americana Luvozo. O foco da máquina é oferecer alguns cuidados básicos de saúde, principalmente, para pessoas da terceira idade.

Ela foi projetada para se locomover pelos cômodos da casa e tomar conta do bem-estar do paciente em tempo integral. É capaz de perceber “riscos de queda”, como o piso molhado ou tapetes dobrados, por exemplo. Além de sempre perguntar ao usuário sobre as suas necessidades.

Image pop-vida-digital-nova-enfermeira-robo-oferece-cuidados-de-saude-para-idosos1-857x1024.jpg

A SAM pode tomar conta do bem-estar do paciente em tempo integral. (Foto: Divulgação)

“Dependendo do plano de cuidado para cada paciente, a SAM também pode ser configurada com uma agenda de tarefas, para lembrar horários de remédios, por exemplo”, explicou David Pietrocola, CEO da Luvozo, em um comunicado. Além disso, o robô também possui uma tela interativa que permite a comunicação com membros da família que estão fora, ou com outros profissionais envolvidos no tratamento da pessoa.

Apesar de todos os benefícios, a tecnologia ainda não é capaz de oferecer cuidados médicos super eficientes. Por enquanto, ela funciona mais como olhos e ouvidos extra para tranquilizar os familiares do paciente.

O primeiro protótipo da SAM está sendo testado em uma casa de repouso em Washington, DC. E a empresa está animada com resultados. “Os pacientes a tratam como uma pessoa real, perguntando se ela teve um bom dia, e assim por diante”, comemorou Pietrocola. Agora, os próximos passos para tecnologia é tentar viabilizá-la no mercado até o ano que vem.

Readers Comments (0)