Filed Under:  Games

GTA V: sucesso de público e aclamado pela crítica, mas ainda controverso

6th julho 2016  ·   0 Comentários

Jogo é considerado um dos mais importantes das últimas décadas no mundo dos games, mas ainda gera muita polêmica

GTA V é sem dúvida um dos fenômenos do mundos dos games dos últimos tempos, e isso sem nem fazer parte da onda da realidade virtual. Lançado em 2013, o game, produzido pela companhia “Rockstar Games”, se tornou um dos mais vendidos das últimas décadas e ainda repercute até hoje, com novas atualizações sendo lançadas para seu modo online. No entanto, o jogo ainda atrai ira de diversas pessoas, que não gostam da forma como a violência é retratada de maneira explícita.

GTA V foi muito aclamado pela crítica%2C mas até hoje gera polêmicas

GTA V foi muito aclamado pela crítica, mas até hoje gera polêmicas

Foto: Reprodução/Youtube

A série Grand Theft Auto, ou apenas GTA como é conhecida, sempre fez muito sucesso em meio ao público. GTA V foi especialmente aclamado, sendo considerado um dos melhores games não apenas da franquia, mas de todos os tempos. A qualidade da história do game polarizou críticos, especialmente quando comparada a trabalhos anteriores da “Rockstar”, como “Red Dead Redemption”, mas os gráficos e design de missões foram universalmente aclamados. O game também recebeu os mais diversos prêmios e foi um grande sucesso comercial, sendo que 24h horas após o lançamento, o jogo já havia produzido uma receita mundial de mais de US$ 800 milhões.

O público também louvou GTA V, com diveros vídeos de gameplays publicados na internet, por exemplo. O carinho dos fãs pela franquia, que sempre foi muito grande, parece não ter perdido nem um pouco da força com o jogo mais recente da série, pelo contrário, parece ter ficado ainda maior.

Polêmicas provocadas

O poder que GTA tem de fidelizar seus fãs, parece ser o mesmo que possui de atrair críticas e provocar vários tipos de controvérsia. O game GTA IV, por exemplo, foi muito criticado por possuir uma opção que permitia que o jogador dirigisse enquanto o personagem estava bêbado, o que gerou controvérsia. Uma cena de sexo no jogo “Grand Theft Auto: San Andreas”, que poderia apenas ser visualizada caso o jogador utilizasse um programa específico, também causou polêmica.

GTA V também não ficou longe das polêmicas e acabou atraindo diversas críticas. Uma cena polêmica do game em particular, ocorre durante a missão “By the Book”, e envolve um interrogatório a um homem. O problema é que tal interrogatório se dá por meio de técnicas de tortura, algo que foi visto como de mau gosto. A maneira como o game tratou mulheres também foi bastante criticada e foi percebida por alguns como misógina.

GTA V também dá a liberdade para que o jogador intereja com o meio virtual de forma violenta, ou seja, o game permite que o jogador mate outros personagens virtuais quando desejar, o que muitas vezes produz atos de violência gratuitos no game, algo que também ocorre com outros games da franquia e que também já havia atraído outras críticas.

Readers Comments (0)