Filed Under:  Notícias

Cientistas criam nova tecnologia de resfriamento de gadgets

5th abril 2017  ·   0 Comentários

Pesquisadores da Universidade de Duke (EUA) apresentaram na segunda-feira (3) um novo método de resfriamento de aparelhos eletrônicos. A tecnologia em desenvolvimento, inspirada no fenômeno físico que limpa as asas de cigarras, foi publicada no jornal científico Applied Physics Letters.

O dispositivo possui duas placas: uma superior e uma inferior. A placa superior é hidrofílica, ou seja, absorve água, como se fosse uma esponja. A de baixo, por sua vez, é hidrofóbica, o que significa que ela repele qualquer gotícula de água com a qual entra em contato.

Quando um aparelho eletrônico quente é colocado sobre o dispositivo, seu calor faz com que a água acumulada na esponja (hidrofílica) se vaporize. O vapor de água, por sua vez, se condensa e cai na placa oposta (hidrofóbica), em forma de gotas. Por esta segunda ser repelente, as gotículas saltam quando encontram sua superfície. Elas, então, resfriam os pontos mais quentes de um eletrônico ao dissiparem o calor acumulado nos aparelhos.

Nas asas das cigarras, o mesmo acontece. Mas ao invés de dissipar energia, o fenômeno conduz as gotículas de água para capturar e remover pequenas sujeiras depositadas no animal. De acordo com os pesquisadores, a tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento para chegar ao mercado em condições de disputar com os sistemas convencionais. Um dos principais desafios é, por exemplo, encontrar um material que resista muito tempo à constante vaporização.

Readers Comments (0)