Filed Under:  Autos

BMW lança no Brasil a nova R 1200 GS

2nd maio 2017  ·   0 Comentários

Motocicleta manteve as mesmas dimensões e motor, mas está com visual atualizado e novos equipamentos

A BMW lança no Brasil a nova R 1200 GS, modelo mais vendido da marca no mundo. Com visual renovado e dinâmica aprimorada, a motocicleta ainda ganhou novos equipamentos. Apresentada no Salão de Milão (EICMA) em 2016, a bigtrail está disponível em duas versões, Sport+ e Premium+, dois pacotes inéditos, Exclusive e Rallye, e preços entre R$ 64.900 e R$ 75.900.

Observado o visual, a nova R 1200 GS apresenta novas linhas, além de opções de cores e acabamentos. Há mudanças no para-lama dianteiro, com pequenos defletores que adicionam um toque aerodinâmico. Os painéis de compensação laterais do tanque de combustível também foram projetados recentemente. O novo estilo também está no radiador, que possui uma superfície galvanizada ou são feitos de aço inoxidável (pacotes Rallye e Exclusive). A identidade fora de estrada da motocicleta é elevada no pacote Rallye, vide pintura metálica Azul Lupine, transmissão preta, elementos de decoração destacados sobre os lados do tanque de combustível, estes em cores BMW Motorsport, e quadro na coloração Azul Cordoba.

Já o pacote Exclusive traz tanque de combustível com elementos claros e cor marrom metálico. A transmissão é pintada de preto e os freios acabados em dourado.

O painel de instrumentos exibe novo grafismo e leiaute, combinando elementos analógicos e um amplo visor digital. As cores disponíveis variam segundo a versão. Na configuração de entrada, estão disponíveis as cores branca e preta. O pacote Rallye traz uma tonalidade azul exclusiva e no pacote Exclusive a carroceria pode ser pintada na cor marrom.

A nova BMW R 1200 GS manteve as dimensões da geração anterior. São 2,20 metros de comprimento; 1,41 metro de altura (sem espelhos); 95 cm de largura (com espelhos); 1,50 metro de distância entre-eixos e 85/87 centímetros de altura dos assentos (ajustáveis). O peso total (abastecido com combustível, óleo e fluidos) é de 244 quilos. A capacidade máxima de carga é de 216 kg. Já a capacidade do tanque de combustível, por sua vez, é de 20 l (mais cerca de 4 litros de reserva).

Motor

A bigtrail é equipada com motor boxer, bicilíndrico de oito válvulas, 1.170 cc, de 125 cv e 12,75 kgfm de torque. A unidade ainda reúne recursos como injeção eletrônica, módulo central remapeado, transmissão em eixo cardã e refrigeração mista (líquido e ar). O câmbio associado é de seis marchas com embreagem hidráulica lubrificada a óleo. O propulsor possui um catalisador adaptado para atender às exigências das normas de emissão da EU4. Há ainda no conjunto o suporte de um amortecedor de vibração no eixo de saída da transmissão e uma revisão do atuador do tambor de seleção e dos eixos de transmissão.

Tecnologias proporcionam uma dinâmica mais aprimorada e conforto a bordo para piloto e passageiro. A R 1200 GS vem equipada de série com dois modos de condução: ‘Chuva’ e ‘Estrada’, oferecidos em conjunto com o controle de tração (ASC). Um opcional chamadado de ‘Riding Modes Pro’ inclui os modos de condução adicionais ‘Dynamic’, ‘Dynamic Pro’, ‘Enduro’ e ‘Enduro Pro’, assim como o controle de tração dinâmico (DTC), que permite aceleração mais eficiente e segura.

Os modos de condução ‘Dynamic Pro’ e ‘Enduro Pro’, ativados por meio de um plugue codificado, oferecem opções de personalização que permitem adaptar o comportamento da moto. Outros elementos do Riding Modes Pro são o novo assistente de partida em rampa, os freios ABS e a luz de freio dinâmica, mais eficaz ao chamar a atenção para a frenagem da motocicleta.

Em relação à segurança, o equipamento opcional ‘Ajuste de Suspensão Dinâmico (ESA)’, de nova geração, tem um sistema especial de amortecimento que se adapta de maneira automática à situação enfrentada pelo motorista, de acordo com sua condição de condução e a manobra realizada. Há também uma função totalmente automática de nivelamento para compensar os mais variados tipos de terreno.

Já o pacote Rallye, disponível de fábrica, permite que a nova BMW R 1200 GS seja usada de forma mais ativa no off-road. Isto porque há suportes de mola mais longos, um curso de mola prolongado e a uma mola que deixa a suspensão mais rígida, permitindo melhor controle e conexão entre o piloto e a motocicleta.

Readers Comments (0)





Pesquisar